Fase decisiva

Às vezes questiono o porquê de a dúvida vir nos intrigar em momentos como este. Ela está junto de mim a um bom tempo. Escolhas a fazer, uma vida a construir. É bom, pois assim penso e vivo, porque faz parte de meus princípios, preparar-se para tudo na vida e, independente do que façamos, tudo é retornável. Sou jovem, e o que tenho em sonhos e ambições, creio que deve faltar em outra pessoa. Mas em conformidade com isso, as tarefas aumentam, o enfado é maior, e as forças que naquelas coisas devem ser investidas exaltam o homem; no entanto, quem não quer trabalho, não pode exigir os deleites.
Ainda novo, mas com um caminho a trilhar pela frente. Em meus pensamentos se passam diversas coisas. Amo muito aquilo que faço, e por ter um vasto interesse, as dúvidas são mais perturbadoras do que quando desejamos coisas mais objetivas. Ou isso, ou aquilo. Minha devoção às minhas vontades, e eu sei distingui-las entre as que são boas e más, por tal razão também me complica a logo chegar às conclusões que necessito, são tantas que eu nego-me por vezes a desejar apenas uma parte da minha recompensa. Quero ter o que desejo. Isso é algo que me faz sentir realizado.
Entre a carreira de Direito e Filosofia, o que a vida ou destino esperam de mim? Amor à sabedoria eu sei que tenho. Por prazer eu sou um filosofo. Quanto ao Direito, é bom mais para a minha vida pessoal, o que me garantirá uma alta promoção. Seria um abandono eu optar pela vida jurídica? Às vezes penso que sim. Mas sei que penso errado.
Os próprios educadores são quem estragam tudo. O homem hoje não deveria possuir nada Para dar valor ao que tem. Quem disse que se forma filósofo? Ou, a pergunta seria outra: Por que eu acredito que é possível tornar-se filósofo assim, apenas pelo hábito profissional? Advirto a todos aqueles que assim pensam. Um Educador é tudo! Está apenas abaixo de Deus e da Família. Eu não digo às neiras quando isso afirma. E se você pensa o contrário, é tolo. Educar é virtude. A espiritualidade vem também pela educação, até ela, porém, se aperfeiçoa com a prática. A arte de se fazer política também. Ou eles, os representantes, nascem sabendo sem, no entanto, desviar nem sequer um segundo de sua vida para o aprendizado da matéria?
Existem bons educadores e maus educadores. Para mim, eles ocupam a mais alta hierarquia na sociedade. Para outros, a mais insignificante. Se um soberano isso não consegue reconhecer, põe em ruína não só o seu povo, como a sua nação inteira. A Família e os Educadores são de onde emanam a humanidade. Estes dois corpos são coisas que se interligam e devem se relacionar mutuamente.
Antes de tudo, filosofar é um exercício individual. Não requer nada além da vontade. O interesse em filosofar é particular. É que não encontrando o pensador quem respondas aquilo que questiona, pensa duas vezes mais. Indaga e isso lhe compete encontrar as respostas. Um curso de filosofia só serve como a história da mesma. O desejo de filosofar encontra-se aonde quer que seja. Mas não pode haver vontade tão verdadeira quanto aquela que nasce por si só.
O homem, para mim, necessita de duas vidas. Uma para ser um homem que sirva em sociedade, um bom profissional. Outra, em tempos reservados e de seu gozo, para que sirva si próprio, satisfazendo-se com aquilo que lhe dá prazer. Que problema há de eu ser um bom jurista, servir a sociedade, e nos momentos que me hão de sobrar, filosofar? Eu encontrei a resposta. Eu, na verdade, filosofei. Não tirei isto dos livros de terceiros. E se assim fosse, também não teria problema. Acabo de confirmar e validar minha vocação para a filosofia pura, aquela em que a vontade é natural.